35 PISCINAS OLÍMPICAS DE RESÍDUOS ORGÂNICOS POR DIA
Um terço do lixo orgânico produzido na América Latina vai parar em lixões e aterros irregulares. São 145 mil toneladas de resíduos descartados diariamente, de acordo com o Atlas de Resíduos da América Latina, relatório da ONU Meio Ambiente.
No Brasil são geradas cerca de 32 milhões de toneladas de resíduos orgânicos, o que equivale a 88 mil toneladas delixo diário. Todo este material quando entra em decomposição, seja nos lixões ou aterros sanitários, gera o gás metano (causador do efeito estufa).
COMO RESOLVER ESSE PROBLEMA?
A COMPOSTAGEM é um processo de reciclagem do lixo orgânico. Ela transforma a matéria orgânica em adubo natural. Por meio dessa técnica, ocorre a transformação do resíduo em um produto rico em nutrientes (fertilizante orgânico), sendo este uma alternativa ao uso de adubo sintético.
São vantagens do processo de COMPOSTAGEM são:
· Contribui para a redução do aquecimento global (não gera metano).
· Reduz o volume de resíduos sólidos a serem destinados em aterro controlado.
· Possibilita o reaproveitamento de resíduos (como adubo).
· Trata-se de um processo biológico natural.
· Não gera odores desagradáveis no decorrer do processo.
· Não contamina solo e lençol freático.
A COMPOSTAGEM, como um processo de reaproveitamento, ainda diminui a pressão sobre aterros sanitários controlados, proporcionando maior vida útil do mesmo, desta forma, indo de encontro ao que preconiza a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
O grupo ATUAÇÃO AMBIENTAL AMB TECH está devidamente habilitado pelo órgão ambiental a fazer COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS CLASSE II em sua unidade instalada em São Gonçalo/RJ. Na unidade, após o resíduo ser reciclado por meio de compostagem (com todo processo monitorado) há emissão de LAUDO CONCLUSIVO de DESTINAÇÃO FINAL, atendendo as especificações legais e de proteção ambiental.

Comments